Movimento que propõe impulsionar a carreira de artistas da música independente, residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, através da qualificação profissional e apoio na produção artística.
O projeto acontece através de etapas que incluem mentorias e bate-papos com foco em produção e comunicação artístico-musical, ensaio fotográfico, gravação e lançamento de EPs, orientação para registro das composições e obras autorais, produção de videoclipes acessíveis e apoio na criação de materiais promocionais (release, biografia, portfólio, rider e mapa de palco). Em sua 1ª edição, o Sons do Subúrbio seleciona 8 artistas, bandas ou grupos musicais para passarem por essa trilha de desenvolvimento artístico.
A iniciativa busca democratizar e valorizar a diversidade cultural do Subúrbio de Salvador, promovendo a produção e difusão da música local e fomentando o orgulho e reconhecimento da comunidade.
O projeto também promove a inclusão social com destaque para diversidade e representatividade, tanto na composição da equipe envolvida quanto no público-alvo, priorizando mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+
O projeto é realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
ETAPAS
Os artistas selecionados passam por mentorias individuais e coletivas com profissionais especialistas que misturam experiência, técnica e exercícios práticos para aprimorar suas habilidades musicais, além de contribuir na formalização e comunicação de seus trabalhos artísticos.
As mentorias passam por uma trilha de conhecimento que contempla os temas “Arranjos e sonoridades” com o guitarrista Jordi Amorim; “Como cuidar da sua voz e melhorar seu canto” com a cantora Aiace; “Irradiando sua música: Princípios da comunicação que todo artista deve conhecer” com a jornalista e assessora Gisele Santana; “Formalizando o seu corre!” com o contador Remy De Launay; “Mentoria Musical: Programa de Desenvolvimento Artístico – PDA” com o musicista e produtor artístico-musical Ziati Comazi.
Após passar pela mentoria do guitarrista e arranjador Jordi Amorim, cada artista vai gravar um EP com x músicas autorais no Estúdio Caverna do Som. A gravação contará com a direção musical de Irmão Carlos.