Movimento que propõe impulsionar a carreira de artistas da música independente, residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, através da qualificação profissional e apoio na produção artística.

O projeto acontece através de etapas que incluem mentorias e bate-papos com foco em produção e comunicação artístico-musical, ensaio fotográfico, gravação e lançamento de EPs, orientação para registro das composições e obras autorais, produção de videoclipes acessíveis e apoio na criação de materiais promocionais (release, biografia, portfólio, rider e mapa de palco). Em sua 1ª edição, o Sons do Subúrbio seleciona 8 artistas, bandas ou grupos musicais para passarem por essa trilha de desenvolvimento artístico.
A iniciativa busca democratizar e valorizar a diversidade cultural do Subúrbio de Salvador, promovendo a produção e difusão da música local e fomentando o orgulho e reconhecimento da comunidade.
O projeto também promove a inclusão social com destaque para diversidade e representatividade, tanto na composição da equipe envolvida quanto no público-alvo, priorizando mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+
O projeto é realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

ETAPAS
Abertura de chamada pública para que artistas da música, residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, possam se inscrever para participar do projeto. As inscrições são avaliadas por uma equipe de curadoria e oito artistas são selecionados para seguir no projeto.
Cada artista ou grupo musical vai passar por um ensaio fotográfico profissional para a construção de imagens que representem sua identidade e personalidade artística. O ensaio será realizado pela fotógrafa Vanessa Aragão.
Os artistas escolherão uma música de seu EP para gravar um clipe 100% acessível que contará com todos os recursos de acessibilidade disponíveis para uma produção audiovisual: audiodescrição, inserção de legenda e interpretação em LIBRAS. Esses videoclipes serão produzidos em parceria com a Alfazema Filmes, com a PalavraChave Acessibilidade e o Instituto Eurides Nascimento.
Os artistas contarão com todo o suporte e acompanhamento para o lançamento de seus EPs e videoclipes, incluindo o registro das obras, envio nas plataformas digitais e estratégias de comunicação para divulgação nas redes sociais e imprensa.