BandasAlexandra Pessoa lança EP“Peixa Suburbana” através do projeto Sons do Subúrbio

Alexandra Pessoa lança EP“Peixa Suburbana” através do projeto Sons do Subúrbio

Com cinco faixas, álbum apresenta músicas inspiradas no cotidiano boêmio do Subúrbio e influências do rock, samba, blues e jazz

Foto Ana Júlia Ribas / Alfazema Filmes

A cantora, compositora, percussionista e diretora musical Alexandra Pessoa (@alexandrapessoamusica) lança seu novo EP “Peixa Suburbana”, que é ao mesmo tempo um mergulho nas suas raízes e uma ode poética ao Subúrbio Ferroviário de Salvador. Com mais de 20 anos de trajetória na música, Alexandra celebra sua história, vivências e identidade através de canções que transitam entre o afro-baiano, o pop e as memórias da infância em Periperi, bairro onde nasceu e cresceu, até sua atual morada em Praia Grande. OUÇA AQUI

O lançamento acontece através do projeto Sons do Subúrbio, que também ofereceu mentorias e assessorou a artista em todo o processo de gravação e divulgação do EP. A obra é um reencontro da artista com suas próprias origens culturais e afetivas. “O Peixa Suburbana chega pra revisitar minhas memórias, chamei de baile arqueológico dos afetos. É um mariscar profundo das minhas histórias vividas na região, afirma Alexandra.

A inspiração para o EP começou a tomar forma durante a pandemia, quando a artista compôs “Matripotência” e, logo após, teve contato com pesquisas sobre o Sambaqui da Pedra Oca (atualmente chamado de Fazendinha), localizado em Periperi – próximo à casa onde viveu na infância. A partir daí, Alexandra se reconectou com a ancestralidade afro-indígena presente na região suburbana e passou a explorar musicalmente esse território simbólico e geográfico.

“Eu comecei a pensar que o afro e o tupi estão aqui e em toda região do subúrbio ferroviário, e sou feita disso. Foi o que me formou”, explica a artista. As faixas do EP transitam por temáticas como o mar, os sonhos, os bairros do subúrbio e questões sociais como o machismo, o meio ambiente e a marginalização dos territórios periféricos. Tudo isso a partir do olhar sensível e da voz potente de Alexandra.

Musicalmente, o trabalho é um caldeirão de referências. A artista resgata sonoridades do movimento Black Bahia, da música pop norte-americana dos anos 80 e 90 – como Michael Jackson e Chaka Khan – e revive as memórias dos ensaios do Araketu, que ouvia nos domingos de sua infância. As influências da música afro-baiana, marca registrada de sua obra, também estão presentes.

“Quero ouvir esse disco e lembrar sempre de onde eu vim, e que a gente tenha a possibilidade de contar uma história com liberdade, criando um universo de beleza num lugar que só é visto pela vulnerabilidade e marginalidade”, declara Alexandra.

Com o EP “Peixa Suburbana”, a artista não apenas compartilha sua trajetória com o público, mas também reforça seu pertencimento ao território que a formou, através do projeto Sons do Subúrbio. “Apesar de já ter uma trajetória musical, muitas pessoas que conhecem minha música, não sabiam da minha história. Então o projeto reforça esse pertencimento”, conclui.

Além do EP, o projeto lançou o videoclipe da música “Peixa Suburbana”, em versão 100% acessível. Confira 

 

 

O projeto é realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Acompanhe em:

Instagram: @alexandrapessoamusica

Spotify: Alexandra Pessoa

Youtube: /@alexandrapessoa

SOBRE: SONS DO SUBÚRBIO

O Sons do Subúrbio é um movimento que propõe impulsionar a carreira de artistas da música independente, residentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador, através da qualificação profissional e apoio na produção artística. 

O projeto acontece através de etapas que incluem mentorias e bate-papos com foco em produção e comunicação artístico-musical, ensaio fotográfico, gravação e lançamento de EPs, orientação para registro das composições e obras autorais, produção de videoclipes acessíveis e apoio na criação de materiais promocionais (release, biografia, portfólio, rider e mapa de palco). Em sua 1ª edição, o Sons do Subúrbio seleciona 8 artistas, bandas ou grupos musicais para passarem por essa trilha de desenvolvimento artístico.

A iniciativa busca democratizar e valorizar a diversidade cultural do Subúrbio de Salvador, promovendo a produção e difusão da música local e fomentando o orgulho e reconhecimento da comunidade. O projeto também promove a inclusão social com destaque para diversidade e representatividade, tanto na composição da equipe envolvida quanto no público-alvo, priorizando mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+

O projeto é realizado por Edmilia Barros Produção & Gestão em Cultura, tem patrocínio do Guaraná Antarctica e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Acompanhe em: 

Site: www.sonsdosuburbio.com

Instagram: @sonsdosuburbio

Youtube:/@sonsdosuburbio

Spotify: Rádio Sons do Subúrbio –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll-to-top